Ataques de ansiedade e pânico
Ansiedade e ataques de pânico, incluindo possíveis causas e como você pode conseguir tratamento e apoio.
O que é ansiedade?
Ansiedade é o que sentimos quando estamos preocupados, tensos ou com medo - particularmente sobre coisas que estão para acontecer ou que pensamos que podem acontecer no futuro.
A ansiedade é uma reação humana natural quando sentimos que estamos sob ameaça. Pode ocorrer por meio dos nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas.
A maioria das pessoas às vezes se sente ansiosa. É particularmente comum sentir alguma ansiedade ao lidar com eventos ou mudanças estressantes, especialmente se eles puderem ter um grande impacto na sua vida.
Qual é a resposta de 'lutar, fugir ou congelar'?
Como todos os animais, os seres humanos desenvolveram maneiras de nos ajudar a nos proteger do perigo. Quando nos sentimos ameaçados, nossos corpos reagem liberando certos hormônios, como adrenalina e cortisol, que podem ser úteis. Esses hormônios:
fazem-nos sentir mais alertas, para que possamos agir mais rápido
fazer o nosso coração bater mais rápido, enviando sangue rapidamente para onde é mais necessário. Depois de sentirmos que a ameaça passou, o nosso corpo liberta outras hórmonas para ajudar os nossos músculos a relaxar.
Esta sensação normalmente é chamado de resposta de 'lutar, fugir ou congelar' - é algo que acontece automaticamente em nossos corpos e não temos controle sobre isso.
Quando a ansiedade é um problema de saúde mental?
A ansiedade pode se tornar um problema de saúde mental se afetar a sua capacidade de viver a sua vida no seu pleno. Por exemplo, pode ser um problema se:
seus sentimentos de ansiedade são muito fortes ou duram muito tempo.
seus medos ou preocupações são desproporcionais à situação.
Evita situações que podem fazer com que você se sinta ansioso.
As suas preocupações são muito angustiantes ou difíceis de controlar.
você experimenta regularmente sintomas de ansiedade, que podem incluir ataques de pânico.
Acha difícil continuar com sua vida cotidiana ou fazer coisas de que gosta.
Se os seus sintomas se enquadrarem em um determinado conjunto de critérios médicos, você poderá ser diagnosticado/a com um determinado transtorno de ansiedade. Mas também é possível ter problemas de ansiedade sem ter um diagnóstico específico.
"Conhece aquela sensação quando você está a baloiçar nas pernas de trás da cadeira e de repente, por um fração de segundo, pensas que estás prestes a cair; aquela sensação no seu peito? Imagine aquela sensação de fração de segundo congelada no tempo e alojada no seu peito por horas / dias, e imagine aquela sensação de pavor persistindo, sem saber o por quê. "
Ansiedade Reino Unido
03444 775 774 (linha de apoio)
07537 416 905 (mensagem)
Aconselhamento e apoio para pessoas que vivem com ansiedade.